Tudo começou quando li um artigo da Visão onde percebi que havia fornecedores de Internet de Banda-larga com preços muito melhores que o Sapo (22,50 € em vez de 35) e permitindo um volume de tráfego total, nacional e internacional, de 10 gigas (10Gb) em vez dos 2 internacionais e 20 nacionais do Sapo. Além disso, permitia acesso de voz (telefonemas) sem assinatura.
Eu andava a sentir-me muito desconfortável com a Internet porque já não conseguia manter-me nos limites dos 2 Gb internacionais. Ultrapassava em muito os 3 Gb o que elevava a factura para os 55 €. Qualquer passeio de meia-hora na Internet significava 40 ou 50 megas (Mb). Os nacionais, esses mantinham-se nos 0,3 ou 0,4 Gb mensais.
Além disso, custava-me pagar 15 €, só pela assinatura do telefone. Era isso que dizia aos inúmeros telefonemas que recebia da PT para aderir a um esquema de preços em que ficava a pagar cerca de 6 € fixos por telefonemas nocturnos sem limite, quando o meu volume total de telefonemas não ultrapassa os 6 €.
Aderi ao Clix. Ele tratava de tudo e até podia manter o mesmo número de telefone. A coisa parecia não correr mal, mas…
Já lá vão 2 meses desde que aderi ao Clix e recebi hoje uma carta a dizer que terei que esperar pelo menos mais 6 semanas até dispor do serviço.
Logo no início, fiquei de pé atrás quando percebi que tinha que ser eu a cancelar o contrato de Internet com o Sapo e o Clix não me instruíra sobre isso. Cancelei, caso contrário, a PT não aceitaria a transferência da linha telefónica.
A coisa piorou:
- Passei a usar a Internet através duma ligação telefónica em vez de Banda-larga. A factura de telefone de Outubro passou os 55 €, só de ligações para a Internet.
- Já recebi duas chamadas do Clix a perguntar quando é que eu adiro, semanas depois de ter aderido e já recebi duas cartas a dizer que o serviço está activo, sem estar.
- O contacto telefónico com o Clix é praticamente impossível – está sempre com um tempo de espera superior a 5 minutos, mesmo às 4 da manhã. Ainda assim, uma vez disseram-me que a transferência de linha tinha que ser feita na presença de técnicos do Clix e da PT e que estes falharam.
- Agora recebi uma carta a dizer que prevêem uma demora de 6 semanas.
Aparentemente há uma falta total de coordenação entre os serviços do Clix.
Custa a crer que uma empresa com o prestígio das empresas do Belmiro ande tão à deriva.
Não há verdadeira concorrência nesta área. A PT é uma super-empresa que detém a rede telefónica e qualquer concorrente tem de usar essa rede da PT. Está à vontade. A alternativa é a Net-Cabo que também lhe pertence. É uma falsa concorrência. E a ligação da EDP ainda está no início.
Contra este gigante cheio de trunfos, só vencem os que a PT não puder evitar. E venderá cara a derrota. Mas não me parece que possa ser batida por nhónhós como o Clix, infestado de descoordenações, cujo único trunfo deve ser o baixo preço.
Não sei que fazer. Uma coisa sei: sempre pautei a minha vida por não me juntar àqueles com que não posso. A ligação à PT está condenada irremediavelmente. A ligação ao Clix está periclitante. Posso vir a optar por dar baixa da ligação telefónica à PT para evitar qualquer tentativa de arrastamento da situação.
Se os posts escassearem ou desaparecerem, calculem que foi isso que aconteceu e que passei a ficar dependente de alguma ligação à Internet através duma sala de informática da autarquia ou de um ciber-café. Assim vai a desejada disseminação da Banda-larga em Portugal.