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Universos Assimétricos

Uma História de Agressão

7.3.07

Arranca! 


A RTP faz hoje 50 anos de emissões regulares. A importância dum meio de comunicação que pela primeira vez transmite imagem e se mantém único durante 35 anos é incalculável. Sem ele as nossas lembranças seriam muito diferentes. Para o bem e para o mal, formatou-nos a todos. Foi madrasta e foi mãe, quer para os que produziram, quer para os que consumiram.
Hoje, inaugura um conjunto de estúdios construídos de raiz para produção de televisão, o que era uma promessa tão velha como a própria RTP: Os estúdios do Lumiar, que agora ficam desactivados, começaram a ser utilizados como solução temporária, mas que acabou por durar 50 anos.
A produção de televisão é muito ingrata. Envolve grandes meios técnicos e humanos, custa muito dinheiro, exige muito esforço e fica cumprida, consumida, desactualizada, em poucos minutos. É uma produção de efémeros.
Transcrevo a seguir um texto que o Operador de Câmara da RTP JC Duarte escreveu em 1980, que reflecte, sem muito exagero, as dificuldades técnicas e as perplexidades organizativas que enfrentava quem produzia televisão naquela época.


UMA PEÇA EM TELEVISÃO À PORTUGUESA

Personagens:
- Uma equipa técnica
- Uma equipa de realização
- Uma companhia de teatro
- Figurantes vários

Cenário:
- Um estúdio de televisão

I acto

Realizador – Veja se já podemos tirar testes para ensaiarmos.
Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Já podemos tirar testes? Não? Só mais dez minutos? Tá bem! Nós esperamos.

(20 minutos mais tarde)

Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Já podemos tirar os testes? Já? Óptimo (Desliga o telefone) A VT está pronta.
Realizador – Meus senhores, vamos ensaiar. Mete a 1! 2! 3! Mixing à 2! 1! Pára! Câmara 2: nesta altura o plano tem que ficar mais aberto para acompanhares o actor. Certo? Bom! Recomecemos. Mete a 1! 2! 1! 3! Mixing à 2! 1! 2! Não! Esperem! Aqui não pode ser a 2. Câmara 3: Neste plano vais um pouco mais à esquerda e enquadras os actores. Isso! Recomecemos. Mete a 1! 2! 1! 3! Mixing à 2! … 3! 2! Fade out! Está pronto! Vamos gravar! Manda arrancar a VT!
Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Arranca!... Já está! Atenção à claquete! Take 1, 1ª vez! Atenção às ven­toinhas!
Realizador – Tira claquete! Mete a 1! 2! 1! 3! Mixing à 2! 1! 3!... 2! 1! 2! Então! A campainha não toca? O que se passa?
(Voz do assistente vinda do estúdio) – Deve estar avariada...

Era um fio solto! Já está pronta.

Realizador – Bom! Manda arrancar a VT! Ela que apague!
Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Apaga e arranca! … Já está? Atenção cla­quete: take 1, 1ª vez! Atenção ventoinhas!
Realizador – Tira claquete! Mete a 1! 2! 1! 3! Mixing à 2! 1! 3!

(Triim! Triim! Triim!)

Anotadora – Sim? Como? Os níveis de áudio estão a chegar muito baixos? Só um momento? (Para o opera­dor de som) A VT queixa-se que os níveis chegam muito baixos! Propõem que mudes de via para lá.
Operador de som – Bom! Vou ver o que posso fazer.

(10 minutos mais tarde)

Operador de som – Pergunte à VT se os mil ciclos já estão a chegar em boas condições, por favor.
Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Perguntam se os mil ciclos já estão a chegar em condições... Estão? Bom, então arranca. Atenção claquete: take 1, 1ª vez! Atenção ventoi­nhas!
Realizador – Tira claquete! Mete a 1! 2! 1! 3! Mixing à 2! 1!
Actor A – BLÁ! BLÁ! BLÁ! BLÁ!
Actor B – BLÁ BLÁ BLÉ... Pára! Pára! Enganei-me no texto. Podemos recomeçar?
Realizador – Sim! Sim! Manda apagar e arrancar a VT.
Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Apaga e arranca! … Já está? Atenção claquete: take 1, 1ª vez! Atenção ventoinhas!
Realizador – Tira claquete! Mete a 1! 2! 1! 3! Mixing à 2! 1! 3! 1! 2!... Então? … O que é lá isso? Manda parar a VT! Câmara 3: cuidado com esse avanço que entraste no campo da 2! Atenção a isso, heim! Apaga e arranca a VT!
Anotadora – (Triim! Triim!) Apaga e arranca!... Já está? Atenção claquete: take 1, 1ª vez! Atenção ventoinhas!
Realizador – Tira claquete! Mete a 1! 2! 1! 3! Mixing à 1! 2! 3! Mas … Que é isto? Quem foi o idiota que abriu a porta do fundo? Não sabem que não podem abrir aquela porta? Façam favor de fechar a porta atrás do ciclorama. (Para a Anotadora) – Manda apagar e recomeçar.
Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Apaga e arranca! Já está? … Atenção claquete: take 1, 1ª vez! Atenção ventoinhas!
Realizador – Tira claquete! Mete a 1! 2! 1! 3! Mixing à 2! 1! 3! … 3! 2! Fade out! Manda parar, que vamos ver!
Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Pára e passa para vermos!

(Decorre o visionamento)

Realizador — Meus senhores: vamos gravar outra vez! Manda arrancar a VT!
Anotadora— (Triim! Triim!) VT? Arranca! Já está?... Atenção claquete: take 1, 2ª vez! Atenção ventoinhas!
Realizador — Tira claquete! Mete a 1! 2! 1! 3! Pára! Pára! Áudio: Entrou a girafa! Não se pode evitar isto? Caramba! Já estamos mais que atrasados!
Operador de som — Bom, eles estão a falar realmente baixo, mas vamos ver o que podemos fazer.
Realizador — Manda apagar e arrancar!
Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Apaga e arranca! Já está? … Atenção claquete: Take 1, 2ª vez! Atenção ventoinhas!
Realizador – Tira claquete! Mete a 1! 2! 1! 3! Mixing à 2! 1! …

(Triim! Triim!)

Anotadora –Sim! Como? A máquina avariou? Tá bem! Nós esperamos. (Para o Realizador) – A VT entupiu, temos que esperar!
Realizador – Meus senhores: A Videotape avariou! Vamos aproveitar esta pausa para um intervalo de meia hora. Recomeçamos às 4 e meia em ponto.

(Às 16.45)

Realizador – Veja se a VT já está pronta.
Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Podemos come­çar? Podemos? Óptimo! Só um momento! Podemos arrancar!
Realizador – Então que arranque!
Anotadora – Apaga e arranca. Já está? Atenção claquete: take 1…
Voz do assistente — Só um momento que um dos câmaras foi levantar senhas e ainda não voltou! Parece que há uma grande fila.
Anotadora – VT? Temos que esperar mais um pouco.

(Quinze minutos mais tarde)

Voz do Assistente – O estúdio está pronto.
Realizador (Para o microfone de ordens) – Então isto é que são horas de se voltar de um intervalo? Sabe que temos estado à sua espera?
Voz do Operador – Pois sim, desculpe, mas sabe que hoje é o último dia para se levantar as senhas e es­tava lá uma fila enorme. Sabe como estas coisas são....
Realizador – Pois sim. Manda arrancar a VT.
Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Podes arrancar! Já está? … Atenção claquete: take 1! 2ª vez! Atenção ventoinhas!
Realizador – Tira claquete! Mete a 1! 2! 1! 3! Mixing à 2! 1! 3! 1! 2! Abre um pouco! Abre 2! 1! Câmara 2, abre o plano! 3! Câmara 2, está a ou­vir? Abre! 3! Não! PÁRA!... O que é que se passa? Como? Tem os auscultadores avariados? Chefe de equipa! Providencie para que a câmara 2 tenha uns auscultadores a funcionar! Que raio de casa esta, heim! Manda parar a VT!
Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Pára!

(Quinze minutos mais tarde)

Realizador – Já tem os auscultadores? Óptimo! Meus senhores: vamos recomeçar. Manda arrancar a VT!
Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Apaga e arranca! Já está? Atenção claquete: take 1, 2ª vez. Atenção ventoinhas!
Realizador – Tira claquete! Mete a 1! 2! 1! 3! Mixing à 2! 1! ...3! 2! Fade out ! Manda parar a VT! Vamos ver.
Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Pára! Vamos ver. Sim?

(Decorre o visionamento)

Realizador – Vamos ensaiar o take 2! (desce ao estúdio)

(20 minutos mais tarde)

Realizador – Meus senhores: Vamos gravar!
Iluminador – Ainda não! Como é um novo cenário, ainda não tenho a luz pronta. É só mais um pou­co.
Realizador – Então vamos depressa, que já estamos atrasados.

(Quinze minutos mais tarde)

Iluminador – Estamos prontos!
Realizador – Até que enfim! Manda arrancar a VT!
Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Arranca! Já está?... Atenção claquete: take 2, 1ª vez Atenção ventoinhas!
Realizador – Tira claquete! Fade in à 2! 1! 3! Mixing à 1! Mixing à 2! 3! 2! 1!
Som – Está alguém a martelar no estúdio. Temos que parar!
Realizador – Assistente, vê que barulho é esse. Estamos a gravar, bolas!

(Cinco minutos depois)

Assistente – Era lá fora. Prometeram não martelar mais.
Realizador – Bom. Manda arrancar a VT.
Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Apaga e ar­ranca!
Som – Esperem um momento que está a passar um avião.
Anotadora – Está VT? Não arranques!
Realizador – Pronto, já passou. A VT que ar­ranque.
Anotadora – VT? Arranca! Atenção claquete! Atenção ventoinhas!
Realizador – Tira claquete! Fade in à 2! 1! 3! Mixing à 1!

(Neste instante entra um se­nhor, extraordinariamente bem vestido, com um sorriso primoroso, acompanhado de uma trupe de crianças, em visita de estudo aos estúdios)

Realizador – 2! 1! Mas... Mas... Que é isto? PÁRA! PÁRA! Manda parar a VT! Então isto é que são horas de se visitar um estúdio?
Senhor bem vestido – Como lá em baixo me disseram que estavam em ensaio, eu pensei...
Realizador – Claro! Que não incomoda, não é assim? Pois agora que já incomodou, vejam à vontade! Nós es­peramos!

(Dez minutos mais tarde)

Realizador – Bom! Já não era sem tempo que se fossem! Arranca a VT!
Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Apaga e arranca! Já está?... Atenção ventoinhas! Atenção claquete: ta­ke 2, 1ª vez!
Chefe de equipa – Desculpa, mas olha que estamos no fim do horário. Há pessoal que tem que se ir embora.
Realizador – Mas… Não me façam uma coisa dessas! São só mais cinco minutos! Olha que este take é pequeno!
Chefe de equipa – Eu não tenho problemas. O pior é que há uma pessoa lá em baixo, que tem que se ir embora. Só se o fores convencer.
Realizador – Realmente, falta tão pouco... Eu vou lá abaixo! Manda parar a VT.
Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Pára!

(15 minutos de discussão mais tarde)

Realizador – Bom! Ele acedeu. Vamos ver se nos despachamos. Manda arrancar a VT!
Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Apaga e arranca…
Controlo – Atenção à cara do actor! Está a transpirar. Tem a cara a bri­lhar muito!
Realizador – Manda parar a VT! CHAMEM A CARACTERIZAÇAO! JÁ DEVIAM TER VISTO ISTO! É SEMPRE À ÚLTIMA HORA QUE ESTAS COISAS ACONTECEM!
Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Pára!

Voz do Assistente, dez minutos mais tarde — Já estamos prontos.
Realizador – Manda arrancar a VT.
Anotadora – (Triim! Triim!) VT? Apaga e arranca! Já está?... Atenção claquete: take 2, 1ª vez! Atenção ventoinhas!
Realizador – Tira claquete! Fade in à 2! 1! 3! Mixing à 1! Mixing à 2! 1! 3! 1!
Controlo – Atenção: A câmara 2 avariou! Está muito calor no estúdio!
Realizador – Está bem! 1, chega-te à esquerda! Mete a 3! 1! 3! Abre! 3! 1! 3! Fade out! Vamos ver.
Anotadora – (Triim! Triim) VT? Pára! Vamos ver.

(Decorre o visionamento)

Realizador – Meus senhores: acabaram os tra­balhos! Muito obrigado pela colaboração!

(Neste momento, entram na régie cinco pessoas, todas de bata branca e de esplêndido físico. Uma delas, que tem um estetoscópio ao pescoço, diz) – Meus amigos: Acabou o tratamento! Vamos todos voltar à enfermaria para dormirmos um rico soninho! Vamos?

Fim do I acto
*
II acto (Leia-se o I acto)

posted by perplexo  # 19:05
Comments:
Admito!
Já nem me lembrava deste em particular.
Em qualquer dos casos, actualize-se equipamento e vocabulário, troque-se teatro por noticiário, e continua actual, mais coisa, menos coisa!
Obrigado pela lembrança!
 
eu já agradeci o aviso? não? fica aqui e mais isto aqui
 
Saudades?
Um abraço. Augusto
 
Ufa!!!! Fiquei exausta em cheia de stress !! :-)
E agora diz-me, são os meus olhos que me enganam ou reconheço alguém?
 
lol, só de ler fiquei cansada e nervosa:) Muito bom!:)
beijos
 
Excelente!
 
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Desembarcados num Mundo Hospitaleiro:

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