<$BlogRSDUrl$>
Universos Assimétricos

Uma História de Agressão

31.7.08

Justiça dos vencedores 


Karadzic foi apanhado e vai ser julgado em Haia por crimes de guerra.
Mas, só perseguem os vencidos? E os criminosos croatas?
E o Bush? Será preciso derrotá-lo militarmente para se conseguir levá-lo a Haia?

É extremamente descredibilizadora esta assimetria da Justiça.

posted by perplexo  # 10:39
Comments:
Companheiro!
Não sonhes de alto que não adianta!
Então não sabes que o excelso país que é o EUA não reconhece a legitimidade dos tribunais internacionais para julgar cidadãos seus acusados de crimes cometidos em cenários de guerra, dentro ou fora de fronteiras?
Da mesma forma que criaram Guantanamo e a excepcionalidade a todas as leis no seu interior, consideram-se a si mesmos a cima de quaisquer outras leis ou tribunais no mundo.
Ou bem que são derrotados em casa ou não creio que isto mude, seja qual for o aspecto que o seu presidente possa ter!
 
Enviar um comentário

23.7.08

Problemas de imagem 


Há duas semanas, houve confrontos armados, num bairro social da periferia de Lisboa, entre um grupo que se reclama de «ciganos» e outro, identificado como «negros». A comunidade cigana, na sequência desses confrontos, abandonou as casas e o bairro, pretextando insegurança.
Algumas pessoas terão esboçado um sorriso, habituadas que estão a testemunharem situações de afrontamento de populações pacíficas, por grupos dessa comunidade, com a maior impunidade, como aconteceu em Coruche. Parece que, desta vez, experimentaram do seu próprio veneno. As pessoas mais sensatas vêem, com preocupação, este estalar de um conflito «étnico», modernice que bem dispensávamos em Portugal.

Neste processo, os «ciganos» têm estado a perder a batalha da imagem, perante o resto da população portuguesa. Exigem ser mudados para outro bairro, com a mesma arrogância com que costumam exigir uma casa. As casas, onde têm vivido, foram-lhes cedidas por rendas de 5 euros ou pouco mais, mas nem isso têm pago. Há quem nunca tenha pago, nestes 10 ou 12 anos de uso da casa, e deva 8000 euros. A Câmara tem a haver (do total dos arrendatários da Quinta da Fonte) um milhão e quatrocentos mil euros.
Um elemento «cigano» mostrava, há dias, a casa assaltada e enumerava o que lhe tinham levado: plasma, Play-station, etc. As notícias revelam carrinhas e carros novos «de 30.000 euros», estacionados num bairro onde 90% da população activa recebe o «rendimento social de inserção».

Este viver é, para muito boa gente, um viver «à grande» que os humilha. Custa-lhes pagar as prestações da casa, que foram obrigados a comprar, custa-lhes não poder comprar equipamentos das gamas que ouvem referir. E custa-lhes ouvir, ainda assim, exigências de mudança de bairro e, até, sugestões de instalação no centro das cidades, em vez do habitual «escorraçamento» para as periferias.

Tem corrido mal, para a imagem dos «ciganos» e, por generalização, para as outras pessoas que recorrem ao apoio social para a questão da habitação, este excesso de reivindicação e a exibição impúdica de bens e equipamentos pouco esperados em deserdados da vida.

22.7.08

Teoria da conspiração 


Catorze meses depois do desaparecimento de Maddie, os investigadores deram-se por vencidos. O processo foi arquivado.
O mais extraordinário, do que foi sendo observado, foi o boicote e até a sabotagem das diligências policiais. Não se percebe que não tivesse sido facultado o acesso ao registo das comunicações telefónicas efectuadas – e foram muitas –, naquelas horas críticas, pelas pessoas próximas da desaparecida. Não se percebem as intermináveis semanas que demoraram os resultados do laboratório inglês. Não se percebem as intervenções do governo inglês e o interesse desmedido que demonstrou por este caso. Não se percebe a consonância das autoridades portuguesas com o governo inglês.
Cá por mim, apostei um café com um amigo, aposta a ser concluída daqui a 25 anos.
Eu apostei que estes ingleses são muito mais que anónimos cidadãos ingleses; que a intervenção inglesa, que faz lembrar outro ultimato, se deve à importância destes cidadãos para o sistema de informações britânico, seja político, científico, industrial ou outro; que a importância estratégica destes ingleses é considerada mais importante que o eventual deslindamento judicial deste caso.
Ainda pensei apostar outro café em como o desaparecimento esteve directamente relacionado com lutas das secretas, mas não arrisquei. Não sei quanto é que custará um café daqui a 25 anos…

20.7.08

Best of... Julho de 2007 


Falo de um país…

(Este post, que subscrevo, é reproduzido do fotoblog «O que mais gosto em televisão são os pássaros nas antenas» do qual sou visitante regular)


Não creio que a minha opinião seja particularmente relevante. Pelo menos APENAS a minha opinião!
Mas a opinião que tinha sobre este país, que já era bastante má, ficou agora mais por baixo que barriga de jacaré.
É que, a dar fé num artigo de jornal de hoje:

As autoridades norte-americanas vão ter acesso a dados pessoais sensíveis dos cidadãos europeus que viajem para aquele país. "Origem racial ou étnica, opiniões políticas, crenças religiosas ou filosóficas, adesão a sindicatos" e ainda dados sobre a orientação sexual, saúde e sobre companheiros de viagem são algumas das 19 categorias a serem inseridas no novo sistema de registo de passageiros, revelou esta semana o diário Washington Post. Os Estados Unidos queriam manter as actuais 34 categorias de dados, nem todos sensíveis.
O sistema, assinado quinta-feira nos Estados Unidos, permite a transferência destes dados para o departamento norte-americano de segurança interna (Department of Homeland Security ou DHS), que os poderá guardar durante 15 anos - sete dos quais como "ficheiro activo" e os restantes oito com acesso restrito -, revelou Michael Chertoff, responsável máximo do DHS. Actualmente o prazo é de três anos e meio. Os responsáveis dos EUA avisaram a União Europeia de que a eliminação total dos dados deverá ser abordada em futuras conversações.


*Falo de um país que teve o seu primeiro conflito armado internacional, depois do da independência, no Mediterrâneo, contra um país norte africano, por não gostar de ver os seus navios taxados à passagem;
*Falo de um país que se construiu com base em genocídios não punidos até hoje, e em que, para além de matarem os nativos, retiravam as crianças das suas culturas para serem educadas em escolas de brancos;
*Falo de um país onde, em algumas cidades, as multas por se fumar em locais públicos são muito superiores às de se possuir armas de guerra;
*Falo de um país que mantém uma prisão de grandes dimensões, instalada em território não nacional e onde retém sem culpa formada, sem acesso a defesa ou a observação internacional, suspeitos de pertencerem a organizações catalogadas como “terroristas” e apenas por este país;
*Falo de um país que recusa a jurisdição de tribunais internacionais sobre os seus agentes, secretos ou militares, eventualmente acusados de crimes contra a humanidade ou outros de menor gravidade;
*Falo de um país que recusa assinar acordos internacionais sobre redução de resíduos e emissões de CO2, bem como de outras medidas de contenção sobre o efeito de estufa e o aquecimento global;
*Falo de um país onde quem não possuir seguro de saúde privado é tratado como gado nos hospitais públicos, se chegar a ser tratado de todo;
*Falo de um país que, sob acusações falsas e sabidas como tal, declarou guerra e invadiu um outro, que ainda ocupa e onde causou dezenas de milhar de mortos entre os invadidos;
*Falo de um país que, fazendo-se arauto da paz, da liberdade e da democracia, tem estado envolvido em todos os conflitos armados de média ou grande dimensão em todo o mundo nos últimos cem anos, que possui bases militares nos quatro cantos do globo e prisões discretíssimas em tudo quanto é local, à revelia das autoridades desses mesmos países;
*Falo de um país que tem dado apoio logístico, político e económico a todas as ditaduras e oligarquias dos seus vizinhos da América Latina, desde que não de esquerda;
*Falo de um país que, não sendo o meu de origem nem onde resido, estando do outro lado do atlântico, e onde não posso intervir com actos ou opiniões, toma medidas políticas, económicas e militares que afectam a minha vida e as dos que me cercam;

Falo de um país que me incomoda cada vez mais! Que não tenciono visitar e que, pudesse eu decidir e influir, receberia por cá tratamento equivalente!

Comments:
Não concordo com o seu último comentário. Se os EUA são uma cambada de imbecis, e se decidem ter este comporamento de seres acossados e com medo da sua própria sombra, nós aqui na Europa não temos que estar a ter um comportamento igual, funcionando tipo espelho.
Temos é que lhes mostrar um pouco da nossa melhor cultura e de bom senso. Podemos tentar através de bons exemplos modificar o comportamento "esquizofrenico" dos militaristas Americanos.
No Resto também concordo consigo, e acho que poucas diferenças há entre Obama e MCain. São ambos muito conservadores, pouco irá mudar. Infelismente.
 
Enviar um comentário

16.7.08

Semiótica 


«Os ossos pélvicos possuem articulações praticamente fixas.»


«Na gravidez, as articulações sacroilíaca, sínfise púbica e sacrococcígea vão ficar menos rígidas, devido ao relaxamento da musculatura local, para permitir a passagem do bebê no momento do nascimento.»



1.7.08

Olha o estouro! 


Há pouco mais de um ano, alertei para o estouro, com esta imagem:


Eis o estouro prometido, pedindo desculpa pelo atraso...



Comments:
Bolsa? Só o porta moedas.
Um abraço. ugusto
 
Enviar um comentário

Archives

links to this post

agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004   novembro 2004   dezembro 2004   janeiro 2005   fevereiro 2005   março 2005   abril 2005   maio 2005   junho 2005   julho 2005   agosto 2005   setembro 2005   outubro 2005   novembro 2005   dezembro 2005   janeiro 2006   fevereiro 2006   março 2006   abril 2006   maio 2006   junho 2006   julho 2006   agosto 2006   setembro 2006   outubro 2006   novembro 2006   dezembro 2006   janeiro 2007   fevereiro 2007   março 2007   abril 2007   maio 2007   junho 2007   julho 2007   agosto 2007   setembro 2007   outubro 2007   novembro 2007   dezembro 2007   janeiro 2008   fevereiro 2008   março 2008   abril 2008   maio 2008   junho 2008   julho 2008   agosto 2008   setembro 2008   outubro 2008   novembro 2008   dezembro 2008   janeiro 2009   fevereiro 2009   março 2009   abril 2009   maio 2009   junho 2009   julho 2009   agosto 2009   setembro 2009   outubro 2009   novembro 2009   dezembro 2009   janeiro 2010   fevereiro 2010   março 2010   abril 2010   maio 2010   junho 2010   julho 2010   agosto 2010   setembro 2010   outubro 2010   novembro 2010   dezembro 2010   janeiro 2011   fevereiro 2011   março 2011   abril 2011   maio 2011   junho 2011   julho 2011   agosto 2011   setembro 2011   outubro 2011   novembro 2011   dezembro 2011   janeiro 2012   fevereiro 2012   março 2012   abril 2012   maio 2012   julho 2012   agosto 2012   setembro 2012   outubro 2012   novembro 2012   dezembro 2012   janeiro 2013   março 2013   abril 2013   maio 2013   julho 2013   agosto 2013   setembro 2013   novembro 2013   janeiro 2014   março 2014   maio 2014   julho 2014   agosto 2014   janeiro 2015   fevereiro 2015   maio 2015   junho 2015   setembro 2015   outubro 2015   dezembro 2015   abril 2016   julho 2016   setembro 2016   novembro 2016  

Perdidos no Hiper-Espaço:

Em quarentena (Vírus linka-deslinka):

Desembarcados num Mundo Hospitaleiro:

Pára-arranca:

Sinais de Rádio do Espaço Cósmico:

Tele-transportes:

Exposição Temporária:


referer referrer referers referrers http_referer

This page is powered by Blogger. Isn't yours? Mail