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Universos Assimétricos

Uma História de Agressão

8.1.10

A necessidade aguça o engenho 


Junto à estação de Metro do Senhor Roubado, existe um parque de estacionamento. É muito útil. Todas as estações dos subúrbios deviam estar servidas por um. As autarquias e o Metro teriam interesse nestes parques grátis, que a existirem, retiram carros da grande cidade e dos seus acessos e põem as pessoas a andar de Metro.

Infelizmente, só a pressão dos utilizadores faz com que sejam grátis, que muitas tentativas tem havido de fazer bonitos e ineficazes parques, a pagar.

Este do Senhor Roubado não é excepção. Foi concebido para pagar: largas alamedas, extensos espaços “verdes” entre essas alamedas. Resultado: como a pressão automobilística fez gorar a intenção economicista, o estacionamento faz-se gratuitamente. E caoticamente. Como as alamedas são largas (uns seis ou sete metros), logo os espertos estacionam na faixa central, infernizando os aparcamentos e desaparcamentos regulares. Geralmente, resta ao automobilista civilizado um intervalo de cerca de 2 metros para passar e virar para o lugar de estacionamento. E os espaços “verdes” lá estão em terra e ervas daninhas.
Um parque “pensado” não pode ter alamedas tão largas. Não deve dar ensejo a que alguém estacione atrás doutro carro, muito menos a meio da via. Seis metros de largura de via é um exagero causador de problemas; três metros parece-me suficiente.

Apesar destes aproveitamentos espertos, o parque esgota cedo. A partir das 9,30–10 horas, está esgotado. Os que chegam cedo, estacionam bem; os outros onde conseguem.
E são espantosos os recursos imaginativos dos espertos. Estacionam no buraco da agulha perdida no meio do palheiro.

Vejam onde e como estacionou este – de roda no ar.
Ao longo do dia, saem poucos e entram poucos. A partir das 17 horas, começa a haver lugares normais. Pelas 21–22 horas, já só restam estacionados os últimos que chegaram e que estacionaram de forma caótica. Então, o parque parece ser o lugar onde um bando de artistas loucos resolveu fazer uma instalação, que tenha rejeitado e deixado vagos inúmeros lugares normais, e tenha preferido estacionar em pontos e em posições improváveis.

posted by perplexo  # 16:10

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